"Atendimento da yalo"?

"Callcenter da yalo"?

"0800 da yalo"?

"Central da yalo"?

Deus me livre, não não e não! rsrs


Nós somos a cara da yalo; a linha de frente;

Somos exatamente o que o cliente vai dizer a respeito da yalo;

Somos os primeiros que eles pensam em contatar quando acontece algo com a assinatura;

Somos o suporte E o apoio que o cliente precisa quando tem uma dúvida ou problema;

Somos quem vai tirar suspiro ao final da ligação; (ou não)

Somos humanos;

Somos empatia;

Somos ouvintes;

Somos quem acalma;

Nós somos ratas nos sistemas;

Nós manjamos muito da yalo;

Somos uma família.


E quem somos nós por trás de tudo isso, por trás da yalo?

Bom, algumas são mães; alguns dono de casa; humanos; temos família; frequentamos restaurantes; saímos para conhecer lugares novos; pegamos transportes públicos; vamos ao médico; pagamos contas; alguns fazem dieta (ou tentam rsrs); outros comem de tudo; somos usuários dos vários apps instalados no celular; somos sonhadoras e determinadas;

E no fim, somos CLIENTES também!

Nós também julgamos um atendimento, se foi bom ou ruim;

Nós também ficamos inseguras e com "preguiça" quando tem alguma ligação chata para fazer;


Nós crescemos e estamos acostumados com os atendimentos robóticos, sem humanização nenhuma, sem respeito, sem um pingo de empatia.

Aquele atendimento que você comenta para a atendente que está com dor de dente, e ela responde "ok, aguarde um momento" ao invés de "Nossa, dor de dente é muito ruim! Já tive uma vez e não desejo para ninguem. Pode ficar tranquila, vou te ajudar";

Ou aquele atendimento que você quer uma simples informação e é obrigado a passar por uns 4 atendentes diferentes, confirmar 15 dados, esperar 2 horas etc.... isso sem contar seu dia cansativo, que você só quer chegar em casa e descansar com a mente vazia;

Ou aquele atendimento que a pessoa trasmite pelo telefone uma baita má vontade, como se nós estivessemos atrapalhando em ligar lá seja para o que for... nós desligamos até com um peso no peito e um sentimento negativo.

E quando é um atendimento que você precisa anunciar falecimento de alguém, e o atendente responde o famoso e mais usado "ok, aguarde um momento"... não seria muito melhor receber votos de força?? Olha a diferença entre um "ok, aguarde um momento" para "Eu sinto muito! Desejo muita força para você e sua família, de coração. Já perdi uma pessoa muito querida também e sei a sua dor... Pode ficar tranquilo, estou abrindo o sistema para finalizarmos rapidinho. Se quiser falar qualquer coisa, estou aqui te ouvindo"

Isso claro que o tom de voz também precisa condizer com o que está sendo dito, pois o que está sendo dito PRECISA ser sentido!!! Precisa ser sentido no coração porque, de novo, somos humanos e lidamos com humanos!


Todos passam pela mesma situação, hoje eles nos ligam para pedir algo, amanhã somos nós ligando precisando de algo....

E para ser sincera, não esperamos nada do atendimento quando vamos ligar ou então já ligamos com as armas e a armadura posta... mas a sensação de ser surpreendido não é boa?

De novo, esse poder é NOSSO!


Infelizmente num passado (não tão passado e ainda existe) os atendimentos eram assim como falei em cima, onde o humano aprendeu a ser robô (rsrs) mas, adivinhem: 

Hoje NÓS temos o poder em nossas mãos de mudar tudo isso!

Não precisamos ser arrogantes, não precisamos ser neutros, não precisamos ser sem empatia, não precisamos ser sérios, nem mal humorados para fazer qualquer tipo de contato com outro ser vivo, independente de qual lado estamos (lado de atender ou de ser atendido).

O poder de sermos diferentes desse passado desumano, somos nós!! 

 

Inclusive, quando estamos no lado de ser atendido, também temos que fazer a nossa parte. Afinal, falamos muito sobre empatia e temos que fazer esse exercício de ver o lado do outro, sempre.

A pergunta "Como nossos clientes gostam de ser atendidos" pode ser na situação inversa "Como os atendentes gostam de ser tratados?"

E essa resposta, nós sabemos porque somos clientes também, lembra?

Também temos que tratar muito bem que está do outro lado... apesar da pessoa do outro lado parecer um robôzinho (ela aprendeu e foi ensinada assim, temos que respeitar), ela é um humano que tem as mesmas caracteristicas nossas, também tem familia, também é dono de casa, também é pai/mãe/filho, também pega transporte, também vai no medico, também se estressa, também quer sair para relaxar, também faz economias etc...

Então porque não tratá-los tão bem quanto tratamos nosso cliente?

A mudança sempre virá de nós. E não são mudanças em certas áreas da vida, não! São mudanças em 100% da nossa relação com outro ser vivo.

Se podemos fazer a diferença na vida do outro, porque não o fazer?

Vamos fazer um exercício de REPARAR a comunicação a nossa volta, reparar como as pessoas sobem no onibus e olham o motorista, como as pessoas passam na catraca, como as pessoas fazem pedido em restaurante, como as pessoas passam pelo chão que alguém está limpando no shopping, como as pessoas agradecem (SE agradecem) alguma gentileza....

Com esse exercício vamos pegar tudo que não gostamos e transformar em algo melhor, e tudo que gostamos e continuar ou melhorar também.

Então por exemplo, eu percebi que a cada umas 30 pessoas que sobem no onibus 1 da bom dia, gente, porque só 1 pessoa da bom dia para a pessoa que está levando ela para o seu destino??? Esse motorista é muito importante no seu dia, seja grato, suba no onibus, olhe nos olhos dele fala "Bom dia!!! Como você está?". Gente, é MAGICO isso. Seu coração fica feliz, o motorista abre um sorrisão porque ele não se sentiu mais invisivel!!! Cara, você fez ele dar um sorriso no dia tãaaooo corrido e doido dele. E você pode estar pensando "que pequeno isso", e não, não é. Isso é contagioso, você contagia e da exemplo para outras pessoas fazerem isso, você contagia o motorista trabalhar feliz, você contagia tudo, não é incrivel??

Outro exemplo, moça que trabalha na limpeza da praça de alimentação do shopping.... vocês já viram pessoas deixando o proprio prato na mesa (se você faz isso, mude!)? Isso é a mesma coisa que você comer na sua casa e deixar o prato sujo lá em cima da mesa e esperar que alguém o tire para você como se sua mão fosse cair (rsrs). No objetivo de melhorarmos todas atitudes, experimentem além de levar seu prato para o lugar correto, AGRADECER a moça da limpeza por estar tudo limpo. Gente, que diferença na vida dela!! O reconhecimento que ela merece (e ninguem vê mas, agora você vê)


Faça esse exercício!

Sua cabeça abre e evolui muito, seu coração fica limpo e leve, sua consciência pede mais.


Enfim, olha quanta responsabilidade, quantas coisas na nossa mão, no nosso poder... tanto nós "atrás do balcão" quanto na "frente do balcao".




Não se esqueça que você é incrivel e você pode mudar o dia de alguém.

(dúvida: texto em 1ª ou 4ª pessoa)